Os princípios orientativos

Respeito à Pessoa

A pessoa será sempre respeitada em todas as suas dimensões: de indivíduo, de cidadão e de membro ativo e participativo deste Educandário.

SEV - Setor De Espiritualidade e Vida

O SEV – Setor de Espiritualidade e Vida, “é encarregado de promover a dinamização da Filosofia Educacional do Colégio, a partir dos princípios de uma formação humano-cristã, incentivando e promovendo atividades de reflexão e ação, que possibilite um crescimento na espiritualidade e na consciência do papel do ser humano como agente transformador de seu meio”. (Regimento Interno, art. 66).

Ação Comunitária

Através de ações comunitárias, busca formar seus alunos, cidadãos plenos e conscientes. O Projeto Terra, vida que pulsa, trabalha a conscientização da criança, do adolescente, da família e da comunidade local para a educação ambiental, como um princípio vital que constitui a identidade pessoal e coletiva.

Função Social

Como compromisso solidário, o Colégio procura desenvolver projetos solidários, campanhas entre outras atividades a partir do tema gerador de cada ano. Esse projeto solidário é dinamizado pelo Setor de Espiritualidade e Vida – SEV, numa constante integração fé e vida, a partir do grande Educador: Jesus Cristo.

Qualificação Institucional

Há um grande investimento na formação permanente dos profissionais da educação, na qualificação dos seus recursos humanos, da sua estrutura física e organizacional.

Exercício da Cidadania

O projeto Liderança e Cidadania, um caminho para a Paz, é desenvolvido, da 1ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os alunos aprendem a integrar teoria e prática, a partir do Líder por excelência, Jesus Cristo. Através do exercício da liderança, o Colégio Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento vem respondendo às perguntas: “Que tipo de cidadão queremos formar?” “Que sociedade estamos construindo?”.

Formação Continuada

Os profissionais deste Educandário participam periodicamente de cursos, seminários, palestras, reuniões pedagógicas, grupos de estudos ministrados pelo próprio Colégio, pelo Sistema Positivo de Ensino e outras Entidades da área. Essa formação é estendida aos pais através de reuniões, seminários, salas temáticas, retiros que muitas vezes é aberto à comunidade local.