Você está em Início » Notícias

18 de Março de 2013

PROJETO – Maleta Mágica

PROJETO – Maleta Mágica

PROJETO – Maleta Mágica

 

DURAÇÃO: 1ºbimestre

SÉRIE: 2º período Educação Infantil

PROFESSORA: Carla Angélica


APRESENTAÇÃO

Há muito é sabido do prazer que é sentar em roda e ouvir uma gostosa história. O sabor remonta a passados longínquos e, apesar das inovações tecnológicas, é sempre com renovado anseio e deleite que nos dispomos a ouvir uma história... Todos nós, adultos e crianças.
Além de traduzir-se em um elemento facilitador do processo de interrelação, de sociabilização (a roda, ouvir a história, comentar a história, recontar a história etc.), por intermédio do qual se aprende (e apreende-se) o senso de coletividade, a ouvir o outro, a falar, a expressar-se...


 

JUSTIFICATIVA

Estou enfrentando dificuldades em relação ao interesse das crianças pela leitura. Pensando nisso, resolvi trabalhar com eles um projetinho chamado Maleta Mágica, o diferencial deste projeto, esta em levar para a casa do aluno, um material adequado á sua leitura, com isto fazer com que os pais também se envolvam com a atividade, este projeto visa proporcionar momentos agradáveis a toda a família, e espero motivar a leitura em família. Do ponto de vista prático, acredito poder contribuir com alguns apontamentos.


 

OBJETIVO

Oferecer ao aluno uma bela maleta enfeitada para levar para casa, onde a criança deverá juntamente com a sua família desenvolver uma historia. A atividade dessa área tem com objetivo levar a criança a interpretar o que ouve, responder de maneira lógica ao que lhe é perguntado e desenvolver o pensamento lógico e sua expressão. Além disso, a linguagem oral permite ás crianças ampliar seu vocabulário e seus conhecimentos sobre os diversos assuntos abordados, bem como estimular sua participação verbal no grupo e desenvolver a capacidade critica , contribuindo para o bom êxito da aprendizagem.

METODOLOGIA

Uma maleta contendo os seguintes itens:

· 1 FANTOCHE (animai, personagens de historias)
· 1 CADERNO ( REGISTRO DA ATIVIDADE )

· Esta pasta será entregue ao aluno sempre obedecendo ao sorteio feito na sala de aula, sendo distribuído da seguinte forma: a cada dia, eles terão que continuar a história juntamente com os pais, onde o coleguinha parou. E no dia seguinte devolver a maleta para a que eu possa ler a sua história para os colegas. Sempre registrando no caderno e desenhando e colorindo sobre a sua história;

· Vale lembrar que ao trazer a maleta e o caderno deverão  estar bem cuidados;

· Para controle dessa atividade, haverá um painel com o nome dos alunos e cada vez que o aluno realizar todas as atividades propostas ele receberá uma estrela pelo combinado.


 

 

« voltar Topo