Níveis de Ensino

O colégio oferece à comunidade níveis de ensino Infantil (Maternal, I° e II° Períodos), Fundamental  e Ensino Médio, incluso de Atividades extracurriculares, conheça:

Nosso fazer pedagógico baseia-se na linha de pensamento sócio-interacionista, fundamentando a prática diária em teóricos como Jean Piaget e Vygostsky, procurando compreender os processos de evolução da criança, como condição primordial para o pleno desenvolvimento físico-motor, perceptivo-cognitivo e socio-afetivo, num caminho onde a escola é um instrumento de transmissão de uma cultura, lugar onde as novas gerações encontrarão os estímulos para desenvolver todas as potencialidades de sua subjetividade: a educação do desejo e da liberdade, para a comunhão, na solidariedade.

Nossa Educação Infantil é dividida em:

  • Maternal I
  • Maternal II
  • Maternal III
  • I Período
  • II Período

Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas da criança de zero a cinco anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania através:

  • Da construção da dignidade pessoal, onde a criança é considerada na sua diferença individual, social, econômica, cultura, étnicas, religiosa, etc;
  • Do ato de brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
  • Na prática do respeito para com seus colegas, educadores e funcionários em geral;
  • Na utilização dos espaços físicos da escola como meio de explorar o ambiente escolar e o meio que a cerca, com atitude de curiosidade e preservação, percebendo-se parte integrante, dependente e agente transformador, valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  • Na utilização das diferentes formas de linguagem (corporal, musical, oral e escrita), ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, buscando compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos avançando no processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • Utilizar os recursos didáticos, para aprender a aprendera, aprendera a ser, aprender a fazer partindo de seus conhecimentos prévios;

No Ensino Fundamental, com duração de 9 anos, nossos alunos aprendem a valorizar suas próprias idéias, desenvolvendo sua autonomia, o senso crítico e a criatividade como protagonista de seu processo de aprendizagem.

Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas da criança e do adolescente, a qualidade das experiências pedagógicas, o exercício da cidadania, a vivência da solidariedade fazem parte do contexto escolar, oferecido a nossos alunos.

O cotidiano, o aluno confronta e interagem com a teoria e a prática, para:

  • I – O desenvolvimento da capacidade de aprender tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • II – A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • III – O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • IV – O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. Como suporte às atividades estabelecidas pela matriz curricular, o Colégio Nossa Senhora do SS. Sacramento, propõe a realização de atividades em ambiente virtual intra e extraclasse, além de pesquisas, seminários, palestras, viagens pedagógicas, trabalho de campo e debates onde a participação é fruto do conhecimento e do respeito à pluralidade de pontos de vista. Também há diferentes trabalhos em grupo, propostos com o intuito de facilitar o aprendizado, a produção coletiva e o respeito ao bem comum.

O Ensino Médio, a etapa final da Educação Básica, é um tempo específico de incorporar o senso crítico, a autonomia intelectual e um ritmo de estudo intenso. Nossos alunos recebem uma formação sólida e de qualidade, que o tornará apto para enfrentar os desafios colocados pela sociedade, como processo seletivos, iniciação no mundo do trabalho e a vivência dos valores éticos, cristãos e humanos.

Desde o 1º ano, é oferecido preparatório e intensivão para os processos seletivos, Enem e vestibulares. Os Modulares Intensivão Pró-Enem têm a finalidade de preparar nossos alunos para concorrerem com o mais elevado índice de competição. No 3º ano, nosso processo é de intensivão pré-vestibular, o que exige do estudante um ritmo de estudo acelerado e um aprofundamento nas diferentes habilidades exigidas pela matriz do Enem.

Em ambiente virtual, nossos alunos recebem orientação e acompanhamento de estudo, além de aprofundamento nos diferentes conteúdos através do Portal Positivo de Ensino. O estudante tem a sua disposição um trabalho de orientação vocacional, que o auxilia na escolha da profissão mais adequada ao seu perfil.

Além dos Projetos Institucionais, nossos alunos participam da elaboração e execução de projetos em grupos que extrapolam as dependências do Colégio, como o trabalho voluntário, intercâmbios e visitas a Instituições de Ensino Superior e Organizações Não Governamentais (ONGs). Com isso, valorizam o respeito à diversidade e o compromisso com a coletividade.

Ao término do Ensino Médio, o Colégio Nossa Senhora do SS. Sacramento tem a convicção de que preparou um cidadão empreendedor, humano, cristão e plenamente capacitado à interação social.