Manual do Aluno

Queridas Alunas, queridos Alunos.

O Colégio Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento é uma entidade mantida pela Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia, fundado em 2 de março de 1959, por Madre Gertrudes de São José, fundadora da Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia.

Ao iniciarmos o ano letivo, queremos renovar nossa missão de Educar Mentes e Corações, como caminho de formação acadêmico-humano-cristão e socioambiental.

Renovamos nossa acolhida a você, aluna / aluno que já está conosco nesta missão e acolhemos quem inicia essa caminhada. A você que chega para fazer parte da Família SS. Sacramento, boas vindas ao novo Ano Letivo!

Nós, Direção e Educadores, desenvolvemos uma ação pedagógica, no sentido de auxiliar nosso educando a tornar-se um cidadão ético, competente e socialmente responsável, estimulando o respeito e a consideração a todo tipo de vida.

A definição clara de regras e critérios que orientam a nossa relação pedagógica possibilita a você, aluno e aluna, posicionar-se diante das situações do seu cotidiano. Assim, determinamos algumas orientações, que se tornam necessárias para o bom funcionamento do Colégio e para a sua formação.

Leia nossas circulares, destinadas a você pai, aluno, professor ou funcionário de nossa instituição:

Circular – 2017

O Colégio Nossa Senhora do SS. Sacramento é uma comunidade educativa confessional, dirigida pela Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia. O processo educativo está fundamentado na doutrina cristã católica, especialmente no evangelho de Marcos 6, 30 – 44 que enraíza a filosofia de vida de Madre Gertrudes de São José (fundadora da Congregação), através do acolhimento, do ensino, da solidariedade, do desprendimento, da simplicidade, da alegria, da partilha e da organização. Considerando a complexidade da vida pós-moderna, nosso Educandário define sua ação educativa a partir de uma leitura crítica da realidade, para cumprir sua responsabilidade social com a formação humana, intelectual, cultural, solidária e socioambiental de seus alunos (as), em sintonia com a Nova Lei de Diretrizes e Bases, os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Sistema Positivo de Ensino.

MISSÃO

Promover a vida através da humanização, educação, evangelização e partilha, para que todos possam viver em comunhão segundo os ensinamentos de Jesus Eucarístico.

VISÃO

Ser uma entidade de referência evangelizadora, que proporciona educação de qualidade, saúde e bem estar em todas as nossas áreas de atuação.

Valores:

Alegria – Com o espírito implantado por nossa fundadora, Madre Gertrudes, manifestar a realização de sermos consagradas ou leigos a serviço de suas obras;

Acolhida – Abraçar a comunidade educativa e aos excluídos da sociedade sem distinção de raça, cor e nação;

Respeito – Entender a individualidade, valorizando o humano, com ética;

Compaixão – Colocar-se no lugar do outro para compreender sua dor, promovendo ações restauradoras;

Partilha – Colocar os dons a serviço da comunidade (irmãs e povo);

Simplicidade – Valorizar a humildade, ensinando e aprendendo a viver na doação e na soldariedade. Doar e repartir.

Fé – Nas ações diárias comungar com o Projeto de Jesus;

Sustentabilidade – Oportunizar políticas de sustentabilidade que favoreçam o desenvolvimento ecológico na comunidade.

Tema Central:

Escola Católica a serviço da Vida!

Avaliação

Como todo projeto de trabalho requer determinação, conhecimento, dinamismo e avaliação constante, esse Plano de Ação passará por avaliação bimestralmente e sempre que necessário para que sua realização seja plena e eficaz , com objetivo de reelaborar o conhecimento de socializar as novas gerações.

Projetos que agregam a Proposta Pedagógica

  • Terra: Vida que pulsa
  • Plantando para o Futuro
  • Atleta Mirim e JISS (Jogos Interno SS. Sacramento)
  • Reeducação Alimentar: Dialogando com os Nutrientes – Educação Infantil
  • Pensar, Comer, Conversar, Preservar – Ensino Fundamental e Médio
  • PRENEM e Profissões em Debate – Ensino Médio
  • Viagens Pedagógicas
  • SS. Notícia
  • Soletrando – Educação Infantil e ensino fundamental
  • Dialogando com a Família – Coordenação Pedagógica
  • Arte e Cultura na Educação Infantil e Clássicos Infantis
  • Sarau Literário
  • Literatura – Voe alto com o sistema Positivo

Projetos que fazem parte do Plano Curricular:

  • Educação Financeira (2º, 4º, 7º e 1º ano)
  • Educação Ambiental (1º, 3º, 8º e 2º ano)
  • Educação Musical (2º Per, 5º ano)
  • Empreendedorismo – 1º ano do EM

2.1- MATERIAL DIDÁTICO – APOSTILAS

O Colégio Nossa Senhora do SS. Sacramento tem uma parceria com o Sistema Positivo de Ensino desde o ano de 2000. O Material Didático do Sistema Positivo de Ensino – é parte da maior rede de ensino do Brasil – Sistema Positivo de Ensino – SPE. Ele oferece soluções educacionais para toda comunidade escolar, aliando inovação tecnológica e respeito às potencialidades individuais dos alunos e professores a uma moderna proposta metodológica de ensino.

É de uso obrigatório a apostila, do maternal III ao 3º ano do ensino médio. NÃO É PERMITIDO O USO DE APOSTILA DE SEGUNDA MÃO. O aluno que descumprir essa norma, fazendo o uso de apostila de anos anteriores, será punido pela equipe diretiva. Lembramos aos pais que este é um investimento único e importantíssimo para a formação de seu filho. Apostilas usadas só servirão para tornar o aluno disperso, irresponsável, apático, descomprometido com sua formação integral.

2.2- PORTAL POSITIVO

O Portal Positivo é o maior conteúdo digital da internet, com provas on-line, aulões, simuladores, livro digital, webconferências para pais, material de apoio, sessões mirins, central de atualidades, caderno de atividades, vestibular, Revista A&E.

Cada aluno, no início do ano letivo, receberá um cartão com a chave de acesso ao Portal Positivo. Essa chave de acesso poderá ser usada pelos pais para acompanhamento nas atividades pedagógicas complementares, central de jogos, banco de questões entre outros. Para os pais são oferecidos artigos, entrevistas e orientações.

2.3 – USO DA AGENDA/DIÁRIO DE TAREFA

A agenda faz parte do material que o aluno deve trazer todos os dias para o Colégio. Nela, o aluno anota a Tarefa de Casa, informações importantes e materiais necessários à sua participação nas aulas. Os dados pessoais da folha de identificação da agenda deverão ser preenchidos, e também atualizados sempre que necessário, pelos pais ou responsáveis.

As anotações na agenda devem ser feitas de forma clara, organizada e completa. Os pais devem verificar, diariamente, se há bilhetes e comunicados na agenda. Ela também poderá ser um grande instrumento de comunicação dos pais para com a Escola.

2.4 – TAREFA DE CASA

Serão enviadas para casa tarefas, como exercícios, pesquisas ou jogos, que deverão ser feitos pelo aluno de forma autônoma, para criar hábitos de estudo. Cabe aos pais acompanharem seus filhos, incentivando-os a realizarem as tarefas solicitadas. Caso a Escola ou os pais percebam que a criança apresenta dificuldades no processo pedagógico, a Supervisão orientará a família a colocar o aluno em reforço escolar.

O aluno que deixar de cumprir com sua responsabilidade na realização das tarefas de casa, trabalhos e pesquisas terá as seguintes punições:
– receberá advertência do professor.
– será encaminhado à Supervisão que assinará a ocorrência e a família será comunicada do ocorrido.
– as tarefas de casa fazem parte da pontuação comportamental. O aluno que não cumprir com essa responsabilidade perder o ponto que será distribuído ao longo do bimestre a critério de cada professor.

ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS

A Avaliação em nosso Colégio é constante e sequenciada, com o objetivo de proporcionar atividades adequadas às suas necessidades, visando ao seu pleno desenvolvimento. O resultado deste acompanhamento contínuo é levado ao conhecimento dos pais, através de contatos pessoais e do boletim escolar, para que possamos, na troca de informações, reestruturar medidas e unificar a linha de ação e exigência entre família e escola.

O PAS – PROCESSO DE AVALIAÇÃO SEQUENCIADA tem com objetivo:

  • Fornecer feedback ao aluno do aprendizado adquirido e do que precisa aprender;
  • Fornecer feedback ao professor, identificando as falhas dos alunos e quais os aspectos da instrução que devem ser modificados;
  • Buscar um atendimento às diferenças individuais dos alunos e a prescrição de medidas alternativas de recuperação das falhas de aprendizagem;
  • As avaliações serão distribuídas por áreas do conhecimento: Exatas, Humanas, Ciências Naturais e Ciências Biológicas. Em cada questão, o aluno terá conhecimento das habilidades e competências que ele precisará para resolver a questão.
  • É importante que se tenha em mente que a nota final é formada não apenas pela nota quantitativa, mas também pela qualitativa. No Colégio Nossa Senhora do SS. Sacramento, o aluno é avaliado bimestralmente através dos 3 (três) eixos: – Procedimental: processo de aprendizagem feito pelo aluno, com a mediação do educador. – Comportamental: relação do conteúdo com a vida, a partir das necessidades, aptidões, expectativa de cada aluno. – Atitudinal: postura e o empenho do aluno ao longo do bimestre; aplicabilidade do conteúdo no cotidiano, na vida, desde a sala de aula ao compromisso com uma sociedade mais justa e solidária.

DISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS:

ENSINO FUNDAMENTAL I – 1º ao 5º ano

  • 1º Bimestre: 25 pontos
  • 2º Bimestre: 25 pontos
  • 3º Bimestre: 25 pontos
  • 4º Bimestre: 25 pontos
40% dos pontos 60% dos pontos
Comportamental Atitudinal Procedimental
5 pontos 5 pontos 15 pontos
5 pontos 5 pontos 15 pontos
5 pontos 5 pontos 15 pontos
5 pontos 5 pontos 15 pontos

ENSINO FUNDAMENTAL II e ENSINO MÉDIO

  • 1º Bimestre: 20 pontos
  • 2º Bimestre: 25 pontos
  • 3º Bimestre: 25 pontos
  • 4º Bimestre: 30 pontos
40% dos pontos 60% dos pontos
Comportamental Atitudinal Simulado Procedimental
4 pontos 4 pontos 4 pontos 8 pontos
5 pontos 5 pontos 5 pontos 10 pontos
5 pontos 5 pontos 5 pontos 10 pontos
6 pontos 6 pontos 6 pontos 12 pontos

ENTENDA:

  • 40% Qualitativo
  • 20% Comportamental: será correspondente a: auto avaliação, debates, exercícios, arguições, estudos de textos, tarefas, pesquisas, viagens pedagógicas, trabalho de grupo.
  • 20% Atitudinal: participação nas atividades extraclasse, pontualidade (entrada, entrega de atividades), disciplina (limites, apelidos, namoro, palavrões), zelo e limpeza, respeito (colegas, professores, funcionários), uso frequente do uniforme, assiduidade nas aulas e atividades extras.
  • 60% Quantitativo: provas parciais, simulados.

OBS.: Todos os conteúdos serão avaliados com notas, a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.

2ª CHAMADA

A 2ª Chamada é uma oportunidade que o aluno receberá caso ele venha a perder avaliações de acordo com o calendário específico do PAS.

Como proceder:

  • Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio;
  • Solicitar na Supervisão a requisição da prova de 2ª chamada, que deverá se assinada pelo pai e/ou responsável;
  • Caso tenha atestado médico, entregar na supervisão ou secretaria da Escola, num prazo de até 3 dias. O supervisor comunicará ao aluno dia, horário e local das provas;
  • A prova de 2ª chamada, contendo toda a matéria o Bimestre, acontecerá em horário extraturno;
  • O aluno que não apresentar atestado médico ou não estiver amparado pelo Decreto 1044/69 (estar à disposição das Forças Armadas, alunas gestantes e aluno representando o País ou Estado em competição esportiva) deverá pagar uma taxa, por prova perdida, para a sua realização, na Tesouraria do Colégio (taxa estipulado pela direção do Colégio no início do ano letivo).
  • Não existe outra oportunidade de prova de 2ª chamada.
  • O aluno que perder Simulado não terá direito a 2ª Chamada, sua nota ficará em aberto até o bimestre seguinte, onde sua nota será somada e dividida por 2, obtendo assim a média.

BOLETIM

Ao final de cada Etapa o aluno, a partir do 1º Ano do Ensino Fundamental, receberá informações sobre o seu desempenho por meio de:

Boletim Escolar – Apresenta o resultado quantitativo (notas) em cada área de conhecimento, com as faltas de cada bimestre.Para que o aluno seja promovido a serie seguinte, ele deverá computar o total de 60 pontos.

RECUPERAÇÃO

A recuperação, no processo do PAS é contínua, no que diz respeito ao conteúdo. Já a nota será recuperada no final de cada semestre, em data previamente marcada pela Coordenação Pedagógica.

O aluno acumulará sua pontuação do 1º e 2º bimestre, caso ele não obtenha os 30%, ele terá o direito de fazer a recuperação na primeira semana do 3º bimestre. A Recuperação será dos pontos procedimentais – avaliações e simulados. O aluno levará, para a recuperação, as notas do atitudinal e do comportamental. O mesmo acontecerá com no 3º e 4º bimestre. Após esse procedimento de recuperação semestral, o aluno que não conseguir a média para ser aprovado, terá direito a recuperação final.

As aulas e avaliações do processo de recuperação serão realizadas no contra turno para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

Para a recuperação final, terá direito que obter 40 pontos na soma final. O aluno que não obtiver essa pontuação, independente do número de disciplinas, será automaticamente reprovado.

Terá direito de fazer a recuperação final no Ensino Fundamental 3 (três) disciplinas, no Ensino Médio 5 (cinco) disciplinas. As disciplinas de Língua Estrangeira – Inglês e Espanhol, Sociologia, Arte, Educação Ambiental e Filosofia não serão computadas para efeito de promoção, mas o aluno que não alcançar 60 pontos deverá fazer a recuperação como processo de caráter formativo. A avaliação de aproveitamento na Recuperação Final tem um valor total de 100 (cem) pontos.

Aos alunos da Educação Infantil serão entregues, bimestralmente, o Relatório de Desenvolvimento, onde serão avaliadas as habilidades e competências a partir de cada série e de acordo com a proposta pedagógica do Colégio.

REVISÃO DE PROVAS

Provas Bimestrais – PAS: o aluno terá direito à revisão de prova até 48 horas após a entrega do boletim.

Provas de Recuperação: o aluno terá direito à revisão das provas de Recuperação até 48 horas após a entrega do boletim da Recuperação.

Para solicitar a revisão, os pais ou responsáveis deverão procurar a Supervisão, fazer o requerimento de próprio punho, quando, então, a revisão será agendada.

TRABALHOS DE CAMPO/TRABALHOS NA ESCOLA

Quando programados, os pais serão avisados com antecedência. Os alunos só participarão, mediante autorização, por escrito, do responsável e mediante o pagamento, que deverá ser realizado na Tesouraria, no horário de funcionamento. As viagens pedagógicas serão apresentadas aos pais, em reuniões específicas e entregue o programa de investimento.

Para realização de trabalhos e pesquisas na Escola, deverão ser agendados, com o prazo de 24h, na supervisão. Ao chegar para o trabalho, o aluno deverá apresentar na recepção a autorização adquirida na supervisão, caso contrário não será permitido sua presença nas dependências do Colégio. Essa norma é para a segurança dos próprios alunos.

Sábados letivos

Estão incluídos no calendário escolar alguns sábados letivos e, em caso de ausência, o aluno deverá procurar, antecipadamente, o professor ou coordenadora pedagógica responsável apresentando sua justificativa.

Aulas no laboratório  de Ciências e Biologia

As aulas de laboratório constituem um ambiente propício à aprendizagem, favorecendo a descoberta, experiências, fixação e aplicação de conteúdos à vida dos alunos, que só poderão participar das aulas mediante o uso do jaleco branco, modelo específico do Colégio.